quinta-feira, 9 de junho de 2011

Afogamento e Asfixia ..Essa leitura salva vidas!!!

Afogamento

Definição: Afogamento é a asfixia gerada por aspiração de líquido de qualquer natureza que venha a inundar o aparelho respiratório. Haverá suspensão da troca ideal de oxigênio e gás carbônico pelo organismo.
Sinais e Sintomas: Em um quadro geral pode haver hipotermia (baixa temperatura corporal), náuseas, vômito, distensão abdominal, tremores, cefaléia (dor de cabeça), mal estar, cansaço, dores musculares. Em casos especiais pode haver apnéia (parada respiratória), ou ainda, uma parada cardiorrespiratória.
Como Prevenir Afogamentos: 
Para bebês- Estes nunca devem ser deixados sozinhos no banho ou próximos a qualquer superfície líquida.

 Para crianças- Além dos cuidados anteriores deve-se estimulá-las a assumir responsabilidade por sua própria segurança. Elas devem aprender a nadar e a boiar e devem compreender que não devem entrar em águas perigosas. Saltos de trampolim são extremamente perigosos.
Para adultos- Estes devem ter noções sobre as suas limitações principalmente quando suas funções normais estiverem comprometidas devido ao manuseio de drogas, sejam elas medicamentos ou bebidas. Evitar nadar sozinho em áreas não supervisionadas ou em áreas onde as condições do meio líquido sejam desconhecidas.
Qualquer nadador deve estar apto a nadar diagonalmente a uma corrente que o pegou e não contra a mesma, se não conseguir escapar deve chamar por socorro
.
"NUNCA SE DEVE FINGIR
ESTAR PRECISANDO DE SOCORRO"


Primeiros Socorros

Objetivo: Promover menor número de complicações provendo-se o cérebro e o coração de oxigênio até que a vítima tenha condições para fazê-lo sem ajuda externa, ou até esta ser entregue a serviço médico especializado.

COMO PROCEDER: Tentar retirar a vítima da água utilizando material disponível (corda, bóia, remo, etc.).

Em último caso e se souber nadar muito bem, aproxime-se da vítima pelas costas, segure-a e mantenha-a com a cabeça fora d"água. 

” O SOCORRISTA NÃO PODE PERMITIR
QUE A VÍTIMA O AGARRE"


Se a vítima estiver inconsciente, inicie IMEDIATAMENTE a respiração de socorro boca-a-boca ainda dentro d"água.


Coloque a vítima deitada em decúbito dorsal com a cabeça mais baixa que o corpo quando fora d"água.

                                                                                          
Insista na respiração de socorro se necessário.


Execute a massagem cardíaca externa se a vítima apresentar ausência de pulso e midríase (pupilas dilatadas).


Friccione vigorosamente os braços e as pernas da vítima, estimulando a circulação.

. Acalmar a vítima fazê-la repousar e aquecê-la através da substituição das roupas molhadas e fornecimento de roupas secas, casacos, cobertores e bebidas quentes
Manter a vítima deitada em decúbito dorsal procedendo com a lateralização da cabeça ou até da própria vítima afim de que não ocorra aspiração de líquidos.
Caso o afogado inconsciente seja deixado sozinho, ele deve ser colocado na posição de recuperação que mantêm o corpo apoiado em posição segura e confortável, além de impedir que a língua bloqueie a garganta e facilitar a saída de líquidos.   

Remova a vítima para o hospital mais próximo.



Asfixia

Definição: Dificuldade ou parada respiratória, podendo ser provocada por: choque elétrico, afogamento, deficiência de oxigênio atmosférico, obstrução das vias aéreas (boca, nariz e garganta) por corpo estranho, envenenamento, etc. A falta de oxigênio pode provocar seqüelas dentro de 3 a 5 minutos, caso não seja atendido convenientemente.

Como se manifesta: Atitudes que caracterizem dificuldade na respiração.
Ausência de movimentos respiratórios.
Inconsciência.
Cianose (lábios, língua e unhas arroxeadas).
Midríase (pupilas dilatadas).



Primeiros Socorros
                                                  
Objetivo: Promover menor número de complicações provendo-se o cérebro e o coração de oxigênio até que a vítima tenha condições para fazê-lo sem ajuda externa, ou até esta ser entregue a serviço médico especializado.

COMO PROCEDER: Encorajar a vítima a tossir.
Realizar a manobra de Heimlich:

- Consciente.
- Inconsciente.
- Obesa ou Grávida.
- Bebê e criança pequena.

Executar a respiração de socorro boca-a-boca.
Em caso de parada cardiorrespiratória, executar a reanimação cárdio pulmonar (RCP).
Procure o hospital mais próximo.


Asfixia em Bebes e Crianças: Enquanto a criança estiver respirando e tossindo, não faça nada exceto estimulá-lo a expulsar por si só o material aspirado, por meio da tosse. O objetivo principal do reflexo de tosse de seu filho é limpar a traquéia. Não lhe ofereça nada para beber porque os líquidos poderiam ocupar o espaço necessário para a passagem do ar.

Manobra de Heimlich se a respiração de uma criança de mais de 1 ano de idade parar: Se a criança não consegue respirar, tossir nem emitir sons, aplique uma pressão intermitente na parte superior do abdome. Coloque-se atrás da criança e abrace-a enrolando seus braços em torno dela bem abaixo das costelas inferiores mais acima da cintura. Aplique um movimento brusco para cima em um ângulo de 45 graus para expulsar todo o ar do peito e fazer sair o objeto alojado na traquéia. Repita esta pressão abdominal brusca para cima de 6 a 10 vezes em sucessão rápida.

Tapas nas costas e compressões no peito se a respiração de uma criança com menos de ano de idade parar: Se o bebê não pode respirar nem tossir, coloque-o de cabeça para baixo entre seus joelhos ou em seu antebraço (quer dizer, utilize a força da gravidade para ajudar a retirar o objeto). A seguir, dê 5 tapas fortes em rápida sucessão entre as omoplatas, com a parte inferior da palma da mão. (Isto não é útil em crianças maiores).

Prevenção: A asfixia pode ser potencialmente fatal; portanto, evite que torne a acontecer, não dando a crianças alimentos ou objetos pequenos, que tenham mais probabilidade de causar asfixia.

Os alimentos que apresentam maior risco de causar asfixia são: todo tipo de nozes e amendoins, sementes de girassol, sementes de laranja, caroços de cereja, sementes de melancia, chicletes, caramelos, pipocas de milho, cenouras cruas, torresmos, balas duras, carnes duras, etc. Não se deve servir alimentos crus a crianças com menos de 4 anos de idade, porque é preciso ter os dentes molares para mastigá-los bem e talvez não entendam que algumas sementes devem ser cuspidas e não engolidas. Nunca alimente seu filho dentro de um veículo em movimento, por que as freadas bruscas podem fazê-lo sufocar subitamente.

Os alimentos macios que mais freqüentemente causam asfixia mortal são as salsichas (cachorro-quente) e as uvas. Estes alimentos devem ser picados antes de servidos. Deve-se advertir à babá e aos irmãos maiores que não dividam estes alimentos com o bebê.

A asfixia com balões de borracha é a principal causa de morte por asfixia com objetos. A maioria dos acidentes ocorre quando as crianças engolem um balão vazio que estavam mastigando. Avise seu filho para que ele jamais mastigue ou chupe pedaços de balões. Mesmo adolescentes já morreram por causa deste acidente inesperado. Morder um balão cheio também é perigoso porque o mesmo pode estourar.










Nenhum comentário:

Postar um comentário